Think big.Win the world

Serviços

Em todo o mundo o caminho para o sucesso é feito de requisitos e regras com uma complexidade cada vez maior. Os serviços de consultoria da PVM proporcionam informação fundamental e uma perspectiva forte e clara que se traduzem num input essencial para a gestão.

A transacção adequada pode ajudar o seu negócio a crescer e a prosperar. Na PVM oferecemos-lhe aconselhamento objectivo e integrado, que lhe permitem aproveitar oportunidades e executar as suas transacções de forma mais eficiente, por forma a alcançar os objectivos estratégicos pretendidos.

As realizações de hoje são as expectativas de amanhã. Assim, e esteja o seu focus na transformação do negócio ou num crescimento sustentado, nós podemos ajuda-lo a melhorar a performance do seu negócio, apoiando-o nas opções de financiamento e nos processos de negócio inerentes ao crescimento.

Consultoria de Gestão

Apresentação
Por forma a melhor servir os nossos Clientes os serviços incluídos nesta área são objecto de uma análise prévia quanto às necessidades da Empresa, sendo constituídos assim pela adição de parte dos serviços de outras áreas. Deste modo, os Serviços de Consultoria são 'desenhados' em função das necessidades dos nossos clientes, conseguindo-se aliar uma prestação de elevada qualidade a um custo reduzido.

Descrição
Os serviços de Consultoria de Gestão da PVM constam em particular de um acompanhamento especializado das funções Contabilística e Financeira.

Deste modo mediante um contacto próximo da área contabilística e financeira da Empresa Cliente, são recolhidos mensalmente elementos, vulgo balancetes e existências, entre outros, de modo a avaliar a performance da mesma no período em análise (geralmente o mês) e proceder às correcções necessárias, proporcionando um estado de contas ideal para uso interno ou externo (Bancos, Fisco, Accionistas/Sócios, Administradores/Gerentes, etc.).

Por outro lado, e caso a Empresa Cliente trabalhe ou opte por trabalhar mediante orçamento, a elaboração do qual também cabe no âmbito deste Serviço, é possível aferir o grau de concretização do mesmo de modo a alcançar um situação de Exploração e Resultados previamente definida pela Gerência/Administração.

A definição deste Serviço, resulta na maioria dos casos do agrupamento de partes de todos os outros Serviços prestados pela PVM, de modo a criar para a Empresa Cliente o nível de Serviço indicado face às especificidades de cada caso. Pretende-se, assim, proporcionar aos nossos Clientes um Serviço abrangente de eficácia garantida.

Finalidade
A grande finalidade de tais procedimentos é obter diversos pontos de situação da Empresa, nomeadamente a nível da evolução das componentes de custos, como por exemplo os FSE's, de modo a poder actuar em tempo útil sobre todos aqueles que se afigurem afastar do nível ideal ou desejável. Estamos obviamente a falar sobre um eficaz mecanismo de Gestão com particular relevância para o controle de Custos em Geral.

Pela disponibilidade adicional de elementos contabilísticos (devidamente tratados e analisados) é possível aferir a evolução de diversos agregados, sobre os quais a actuação se torna particularmente eficaz, como é o caso dos Encargos Financeiros. A este nível é evidente o incremento da apetência para uma melhor negociação do crédito obtido, não só a nível de taxas suportadas, como também dos plafonds disponíveis (vide Serviços de Negociação Bancária) o que se traduz claramente num nível muito substancial de poupança.

A componente de formação de Proveitos também não é esquecida verificando-se a evolução dos mesmos, nomeadamente por comparação com períodos homólogos do exercício anterior e/ou com o Orçamento definido, possibilitando actuações atempadas a nível comercial.

O controlo das Margens de Exploração proporcionado por um aferir constante do valor das compras e dos consumos (CMVC), constitui um factor adicional, a considerar, na tomada de decisão quanto à mudança de fornecedores ou de matérias-primas a incorporar. Esta situação decorrente do trabalho normal dos Serviços de Consultoria de Gestão, da PVM, traduz-se inequivocamente num factor acrescido de competitividade, e de acompanhamento praticamente 'on-line', da evolução do negócio da Empresa Cliente.

Consultoria Organizacional

Apresentação
Num ambiente de permanente mudança a adaptação constante é fundamental à sobrevivência das Empresas. Através de colaboradores especializados, proporcionamos aos nossos clientes, de forma pontual ou mediante um acompanhamento periódico, apoio a nível da reestruturação empresarial, definição de funções, reorganização das tarefas e sua execução.

Descrição
Conhecidos também pelo nome de auditoria de procedimentos, os Serviços de Consultoria Organizacional, visam sobretudo uma reorganização dos métodos e procedimentos administrativos, com vista à obtenção de maiores graus de controlo interno, aumento da eficiência administrativa, minimização dos custos não diretamente produtivos e melhoria quantitativa e qualitativa da informação de gestão disponível.

Baseados no levantamento da situação atual da Empresa Cliente, a nível administrativo, nas mais diversas áreas funcionais existentes, e adequando o nível de informação existente com as necessidades sentidas pelos responsáveis da mesma, a nível da tomada de decisão, seja ela corrente ou estratégica, são definidos novos procedimentos com vista a alcançar o patamar desejável.

A informação e a metodologia subjacentes ao controle de recebimentos e de pagamentos, gestão e planificação da Tesouraria, controle de Contas Correntes de clientes e de fornecedores, controle de contas bancárias, entre outros, são alvo do trabalho normal dos Serviços de Consultoria Organizacional da PVM.

Recorrendo a ferramentas informáticas abertas (que permitem ser alteradas conforme a especificidade de cada caso), reorganizando procedimentos, eliminando trabalho duplicado sem valor acrescentado, definindo novas metodologias de recolha e tratamento da informação, e criando procedimentos devidamente justificados, gera-se um sistema de controlo interno eficaz, menos oneroso e fornecedor da informação necessária on-line.

O controle de custos e a redefinição de funções e tarefas, são factores frequentemente repensados numa perspectiva de obtenção de um patamar organizacional desejável. Outras Informações Finalidade do Serviço Trabalho desenvolvido in loco Trabalho desenvolvido pelo escritório Possibilidade de adição de mais serviços Mercado alvo Vantagens do Serviço Tipologia contratual Considerações diversas.

Finalidade
Os Serviços de Consultoria Organizacional visam sobretudo a obtenção de mecanismos de controle interno fiáveis, com disponibilidade imediata da informação necessária, conjugando tais aspectos com a minimização dos custos inerentes a tais processos.

A simplificação dos percursos da informação e o tratamento informático da grande maioria da mesma, são factores claramente potenciados no âmbito do trabalho desenvolvido por este serviço.

A maior disponibilidade de dados, para a Gestão Corrente e Estratégica, é também um dos aspectos tidos como cruciais, no trabalho a desenvolver. Outras Informações Descrição do Serviço Trabalho desenvolvido in loco Trabalho desenvolvido pelo escritório Possibilidade de adição de mais serviços Mercado alvo Vantagens do Serviço Tipologia contratual Considerações diversas.

Negociação Bancária

Apresentação
A complexidade crescente das operações financeiras, os produtos por vezes pouco divulgados, o peso cada vez maior das comissões e despesas bancárias, a dificuldade de acesso ao crédito, a prática de taxas desadequadas ás condições de mercado, entre outras, foram o fundamento para a criação dos Serviços de Negociação Bancária da PVM. Recorrendo a procedimentos inovadores, profissionais competentes e sistemas avançados, estamos aptos a dar resposta às dificuldades que habitualmente surgem nesta área.

Descrição
A PVM desenvolveu os Serviços de Negociação Bancária, no sentido de proporcionar às Empresas suas clientes o acesso a linhas de crédito suficientemente abundantes, em condições preferenciais, que se traduzem na pratica em taxas de juro substancialmente reduzidas.

Estes serviços constam essencialmente da negociação para a Empresa Cliente, de todo o seu passivo bancário, seja de curto, médio ou longo prazo, de cariz comercial ou o estritamente financeiro (situações de leasing e factoring incluídas).

A metodologia utilizada, baseia-se essencialmente no tratamento adequado da informação contabilística e extra-contabilística, no fornecimento de informação actualizada às IC's, bem como no peso negocial da PVM junto das Instituições de Crédito, fruto da congregação de um volume de activos e passivos de dimensão elevada, afectos a uma diversidade de clientes.

Com base em informação devidamente tratada e numa periodicidade, da mesma, adequada a situação concreta da Empresa Cliente (situação que decorre aliás do desenvolvimento normal dos nossos serviços de Consultoria de Gestão), a PVM, contacta as Instituições de Crédito com quem a Empresa Cliente se relaciona, renegociando plafonds, taxas e comissões. Justificando-se, é possível proceder à abertura de novas contas, em IC's com as quais até então não havia relação, ampliando as linhas de crédito, para desafogo da Tesouraria, investimento, ou pura e simplesmente para substituição de uma IC, com que já não exista interesse em trabalhar.

É pratica normal a criação de plafonds de crédito excedentários, com vista à obtenção de uma posição segura face à Banca ou a movimentos de desmobilização do crédito concedido por parte uma qualquer IC. Esta situação é tanto mais actual, quanto maior o movimento de concentração por parte da IC's, o qual na maioria dos caso conduz a 'cortes' substanciais no volume de crédito concedido.

Finalidade
A grande finalidade dos Serviços de Negociação Bancária traduz-se na obtenção, para a Empresa Cliente, de um passivo bancário de dimensão e tipologia adequado à actividade desenvolvida, com taxas de juro permanentemente actualizadas, em condições ajustadas aos movimentos do mercado financeiro.

A disponibilidade de maiores linhas de crédito, sob formas menos onerosas em condições preferenciais, dirigidas para o tipo de necessidade concreta da Empresa Cliente, possibilitam o encaminhamento dos meios libertos para a actividade em detrimento do pagamento de encargos financeiros, possibilitando deste modo uma alavancagem adicional do negócio.

A substituição de livranças por Contas Correntes e Over-drafts (eliminando o constante pagamento de imposto de selo), o recurso a Swaps, o financiamento do investimento com capitais de médio/longo prazo, a obtenção de períodos de carência adequados, a opção por leasings ou financiamentos bancários puros, o recurso ao factoring (com ou sem retorno) como forma de financiamento da tesouria, a opção por seguros de risco de crédito, a negociação de comissões de cobrança nas letras, a indexação de taxas a novos indexantes, o recurso ao leasing operacional, entre muitas outras opções de financiamento, são alvo do trabalho especializado dos Serviços de Negociação Bancária, que pelo seu funcionamento levam a uma maior disponibilidade de linhas de crédito e a taxas de juro mais baixas, mediante um acompanhamento e negociação constantes.

Avaliação de Empresas

Apresentação
Porque os seus accionistas podem querer saber quanto vale a sua Empresa, porque pode surgir uma entidade interessada em a comprar, criamos o serviço de avaliação de empresas que actua como uma entidade isenta, credível e autónoma.

Descrição
Os Serviços de Avaliação de Empresas consistem em determinar, mediante o recurso a vários métodos de avaliação, o valor num dado momento, de uma Empresa, participação social, ou Grupo de Empresas.

Recorrendo a métodos patrimoniais, métodos baseados em cash flows e em cash flows actualizados, utilizando conceitos como o VAL (Valor Actualizado Líquido) e o VALA (Valor Actualizado Líquido Ajustado), é determinado um conjunto de valores de avaliação, e apontado o valor considerado indicado para a situação concreta em análise.

Finalidade
O Serviço de Avaliação de Empresas, como o próprio nome indica, tem por finalidade indicar valores para Empresas, Grupos de Empresas ou Participações Sociais, com base em critérios económicos credíveis.

Utilizando como 'matéria prima' as demonstrações financeiras passadas da Entidade a ser avaliada, não se deixa de ter em consideração aspectos extra contabilísticos, como a eventual evolução do mercado, detenção de marcas e patentes não relevadas contabilisticamente, imobilizado subavaliado, entre outros factores.

Consultoria Fiscal

Apresentação
Porque consciente da sua importância, a PVM proporciona à sua empresa acompanhamento fiscal, que, dentro do mais estrito respeito pela Lei, é susceptível de criar poupanças significativas.

Descrição
A PVM, desenvolveu os Serviços de Consultoria e Planeamento Fiscal, numa óptica económico-financeira e sempre dentro do mais estrito respeito pela Lei.

Os Serviços prestados versam sobre a correcção e revisão de declarações fiscais (IRC, IVA, etc…), no que concerne aos agregados económico-financeiros de que as mesmas se revestem; o estudo da aplicabilidade de benefícios fiscais; bem como sobre o planeamento e desenvolvimento de operações legais com impacto fiscal considerável.

Finalidade
Assegurar a correcção dos agregados económico-financeiros reportados ao fisco, minorando o impacto tributário, mediante a utilização de todas as faculdades legais disponíveis.

Efectuar planeamento fiscal, mediante um acompanhamento constante da performance da Empresa Cliente (vide Serviços de Consultoria de Gestão), e permitir a tomada de decisões tendentes a controlar a situação tributária, em tempo útil, através do recurso a instrumentos legais para tais fins (como por exemplo através dos incentivos ao investimento) são parte integrante do serviços prestados.

Simulações e Projecções

Apresentação
Para que possa decidir 'com todos os dados', o nosso Gabinete de Estudos fornece-lhe em tempo útil qualquer análise de viabilidade que pretenda. Os seus investimentos assumem para nós a maior importância, porque somos seus parceiros, por isso estudamos todas as possibilidades.

Descrição
Este tipo de serviços foi desenvolvido tendo presente a necessidade de aferir o impacto de decisões de reestruturação empresarial e/ou de concretização de investimentos.

Os Serviços prestados consistem basicamente em projectar com base no histórico contabilístico e extra- contabilístico da Empresa Cliente, as consequências de uma determinada opção estratégica que venha a ser desenvolvida.

Finalidade
Assegurar uma base adicional de tomada decisão, com suporte documental e contabilístico, histórico, corrigido do impacto resultante da introdução de novos factores, permitindo aferir da viabilidade e interesse da prossecução de tal via de acção.

Controlo e Reporting

Apresentação
Quando existem participações em outras empresas geograficamente distantes, é importante saber como evolui a actividade das mesmas. Como forma de garantir uma opinião isenta de quem não está absorvido pelos problemas do dia a dia, com base em elementos contabilísticos e em outras informações extra contabilísticas, desenvolvemos os Serviços de Controlo e Reporting. Porque saber o que se passa é sempre bom.

Descrição
Os serviços de Controlo e Reporting são na sua essencia muito semelhantes aos de Consultoria de Gestão, embora não integrem uma panóplia de serviços tão abrangente. Estes serviços constam em particular de um acompanhamento especializado das funções Contabilística e Financeira, bem como na sua comparação com um orçamento previamente elaborado e aprovado.

Deste modo, mediante um contacto próximo da área contabilística e financeira da Empresa Cliente, são recolhidos mensalmente elementos, vulgo balancetes e valores de existências, entre outros, de modo a avaliar da performance da mesma no período em observação (geralmente o mês) e proceder à análise de desvios face ao orçamento aprovado.

Os relatórios decorrentes da realização do trabalho inerente aos Serviços de Controlo e Reporting, são emitidos simultaneamente em Português e em Inglês.

Finalidade
A principal finalidade dos Serviços de Controle e Reporting consiste em fornecer, de modo periódico, ao Detentor de uma participação ou à Empresa mãe, informação sobre a evolução de uma sua participada ou filial geograficamente distante.

Por não se encontrar directamente envolvida na exploração do negócio da participada, e afastada da Gestão corrente da mesma, a PVM, desempenha um papel de observador isento e autónomo, possibilitando uma acção de acompanhamento eficaz e reportando desvios em tempo útil.

É ainda preocupação fundamental, prestar apoio à Administração/Gerência da Empresa participada, nomeadamente através da veiculação de informação relevante para o andamento do negócio, e da emissão de pareceres relativamente a questões de cariz económico e financeiro, que sejam colocadas.

A transmissão de instruções provenientes do Detentor da participação ou da Empresa mãe, o controlo da sua implementação e análise dos resultados, é também uma das tarefas executadas no âmbito deste serviço.

O controlo das Margens de Exploração proporcionado por um aferir constante do valor das compras e dos consumos (CMVC), constitui um factor de observação atenta, no âmbito dos Serviços de Controlo e Reporting. Relativamente às demais contas de Custos, Proveitos e às contas de Terceiros em geral, desenvolve-se igual actividade, sendo prestada uma atenção especial à evolução do endividamento.

Negociação de Passivos

Apresentação
Porque em certas situações existem dividas avultadas junto do SPE, porque existem medidas de regularização disponíveis, e por ser possível negociar o pagamento, criamos o Serviço de Negociação de Passivos com o SPE. Dispondo de múltiplas experiências e de profissionais qualificados em diversas vertentes, fundamentais para a obtenção de acordos favoráveis, a PVM coloca à disposição um serviço de inquestionável utilidade e actualidade.

Descrição
A PVM desenvolveu os Serviços de Negociação de Passivos junto do SPE, no sentido de proporcionar às Empresas suas clientes, que se defrontem com a contingência de tal facto, o acesso a processos negociais de difícil articulação interna e carentes de uma abordagem especializada em várias vertentes.

A metodologia utilizada baseia-se essencialmente na elaboração de estudos multidisciplinares de impacto da contingência existente, a médio/longo prazo, bem como nos efeitos da supressão de tal facto. Congregando a utilização das faculdades legais disponíveis, com a articulação de operações capazes de ultrapassar o obstáculo existente, mediante a planificação de formas de pagamento adequadas ao normal funcionamento da Empresa, e ressarcindo o SPE dos seus créditos, gera-se uma mais valia decorrente não só da estabilização da Empresa como da sua rentabilização num menor espaço temporal.

É necessário ter presente, que o tipo de serviços aqui em causa, não pode, de forma alguma, ser desenvolvido num curto espaço de tempo, nem numa perspectiva de curto prazo.

Finalidade
A grande finalidade dos Serviços de Negociação de Passivos junto do SPE traduz-se na obtenção, para a Empresa Cliente, de um plano de pagamentos a médio/longo prazo, adequado à actividade desenvolvida, com taxas de juro mais 'leves' (dentro dos limites legais existentes) em condições minimamente ajustadas ao mercado, muitas vezes com benefícios financeiros assinaláveis.

Pretende-se, deste modo, possibilitar à Empresa Cliente o encaminhamento dos meios libertos para a actividade e para o investimento, em detrimento do pagamento acelarado de dívidas (e dos encargos subjacentes), possibilitando deste modo uma alavancagem adicional do negócio.

A obtenção de declarações de situação regular perante o Fisco e a Segurança Social, é outra das finalidades do presente serviço, permitindo a celebração de contratos de fornecimento com o SPE, e a reunião de condições de candidatura a projectos comunitários (note-se que esta é uma condição fundamental, mas não é única).

Simultaneamente procura-se alcançar uma situação económico-financeira mais adequada, nomeadamente através da reclassificação do passivo (decorrente de acordos que possam ser celebrados com o Estado), ou eventualmente de operações que venham a ser autorizadas, como é o caso das dações em pagamento.